sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Farofa Dourada com Açafrão

Farofa Dourada com Açafrão

Ingredientes

150 g de bacon fatiado
03 colheres (sopa) de manteiga
01 cebola picada
01 maçã média
300 g farinha de mandioca
100 g farinha de milho
Salsinha picadinha a gosto
01 colher (sobremesa) sal
01 colher (sobremesa) açafrão* em pó

Modo de preparo

Frite as fatias de bacon.
Retire a gordura e reserve.
Na frigideira doure a cebola com manteiga, adicione o açafrão e a maçã picadas, em seguida a farinha de milho, mexa bem, coloque   farinha de mandioca mexa em fogo baixo por 5 minutos é por último o cheiro verde.


*Açafrão

O açafrão é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica, região de onde a variedade é originária, normalmente em risotos, caldos e massas. Na Espanha, é item essencial à paella.

É, atualmente, a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo são processadas manualmente cerca de 100 mil flores da planta, para a retirada de seus estigmas.

No Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina estão a pesquisar o uso de nanocápsulas com o princípio ativo do açafrão para o tratamento do câncer de pele.[carece de fontes]

Dícionário de botânica brasileira 

O Dícionario de botanica brasileira refere-se ao açafrão desta forma:

Esta planta é natural das Índias Orientais e do Meio-dia da Europa. Arbusto de quase um metro de altura, folhas arroxeadas e compridas; a flor e seus tegumentos são amarelos, purpurinos, e avermelhados. Quando seca tem grande consumo na Europa para a tinturaria; desprende de seus órgãos uma tinta amarela e um óleo volátil. Pode cultivar-se no Brasil.
Na arte culinária e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma cor agradável a muitas iguarias e confeições.! Usado também há milhares de anos para tingir tecidos

nossareceita100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NossaReceita100
Agradece sua visita!