sábado, 3 de setembro de 2011

Salada de Natal

Salada de Natal

Ingredientes:
Endívias
03 endívias* (chicória)
400 g de frango defumado
01 talo de salsão
02 maças
01 limão
300 g castanhas portuguesas cozidas
100 ml azeite extra virgem
12  tomates cerejas
sal a gosto

 Modo preparo

Pique o frango em cubinhos.
Corte o salsão em cubos  finos.
Maçãs em gomos fininhos. Dica: adicione gotas de limão sobre as maçãs, evita de escurecer.
Corte os tomates em banda.
Numa travessa bonita, coloque as folhas de  endívias alternadamente fazendo um circulo, o tomate vai colocando entre as folhas das endívias, as maçãs  os tomates cerejas, frango defumado em cubos ou desfiados se preferir, castanhas portuguesas inteiras e finalizando regue generosamente com o azeite extra virgem.
Opcional
Cheiro verde: coentro ou salsinha a gosto.


Endívia 

Endívia (Cichorium endivia) é uma verdura da família Asteraceae e do gênero das chicórias, que inclui vários vegetais semelhantes com folhas amargas. É consumida cozida ou crua, em saladas.

Endívia é também um dos nomes comuns para alguns tipos de chicória-comum (Cichorium intybus), nomeadamente a chicória-belga ou chicória-francesa. Existe considerável confusão entre as designações vulgares de Cichorium endivia e Cichorium intybus.

A endívia é rica em muitas vitaminas e minerais, especialmente vitaminas A e K e folato, fornecendo também razoável quantidade de fibras.

Existem duas variedades principais cultivadas de endívia:

 A endívia-frisada (var crispum). Este tipo tem folhas exteriores estreitas, verdes e frisadas. Também chamada chicória-frisada ou simplesmente chicória.

 A escarola (var latifolium). Possui folhas largas de cor verde-pálida e é menos amarga que a outra variedade. Também denominada chicória-lisa ou endívia de folha larga. 

História

Foi conhecida e consumida pelos antigos egípcios, gregos e romanos. Tal como ocorreu com numerosas verduras e hortaliças, a escarola teve inicialmente uma utilização mais medicinal que culinária. Não obstante, na literatura egípcia existem referências ao consumo desta verdura tanto cozida como crua, em saladas.

A sua introdução na Europa data do século XIII. Na atualidade goza de uma enorme popularidade em todo o continente.

É durante a época invernal que a escarola oferece o seu esplendor e maior qualidade, embora se consiga, atualmente, encontrá-la no mercado durante todo o ano.
Fonte Wikipédia


nossareceita100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NossaReceita100
Agradece sua visita!