terça-feira, 27 de setembro de 2011

File de Badejo

nossareceita100

Files de Peixes Badejo À Fiorentina.

Ingredientes:

04 Files de Badejo/ 100g
02  Xícaras (chá) de Espinafre Pré Cozido ao Vapor
400 ml de Leite Integral
04 Colheres (sopa) de Requeijão Light
02 Dentes Alho Picado
02 Colheres (sobremesa) Suco de Limão
02 Colheres (sopa) Farinha de Trigo
01 Colher (sopa) Sal
01 Colher (sopa) Cheiro Verde/Salsinha
01 Colher de (sopa) Cheiro Verde/Coentro
01 Colher de (sobremesa) Pimenta do Reino/Opcional

Modo de Preparo.
Peixe Badejo











Siga os passos...

Primeiro Passo - Temperar os files com; alho, sal,  suco de limão, pimenta do reino/opcional.

Segundo Passo -Marinar por 02 horas na geladeira.

Terceiro Passo - Misture a farinha ao leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.

Quarto Passo - Adicionar o espinafre.

Quinto Passo - Untar uma forma refractária com margarina.

Sexto Passo - Assar por 10 minutos em forno a 175°C.

Sétimo Passo - Retire do forno. Coloque sobre cada file uma boa porção do preparo de espinafre, e sobre o espinafre 01 colher de requeijão light.

Oitavo passo - Retornar ao forno por mais 10 minutos forno à 175º C.
Leve ao forno por mais 10 minutos.

Sirva com Arroz Branco  e Salada a vontade!














Badejo  

Nome  científico:
Mycteroperca bonaci  (badejo quadrado);
Mycteroperca acutirostris (badejo mira).
Habitat natural de  água doce ou salgada


Família: Serranidae

Características: Pertencente à família Serranidae, o badejo é encontrado do Amapá ao Rio Grande do Sul podendo ser pescado em todas as épocas do ano, sendo que nos períodos quentes a sua incidência é maior. Chega a 1,30 m de comprimento e até 90 kg, no caso do badejo quadrado. No entanto, o mais encontrado é o badejo mira, que chega a atingir 4 kg de peso e 60 cm de comprimento. A coloração do badejo quadrado é marrom-escuro, geralmente com manchas retangulares no dorso e laterais (daí seu nome). Já o badejo mira possui cor marrom-escuro, um pouco mais clara no ventre, com manchas claras irregulares e escamas pequenas.

Hábitos: Por ser carnívoro, a isca para pescá-lo deve ser, preferencialmente, viva (camarão, pequenos peixes, caranguejo, siri, corrupto, marisco etc.). Já para iscas artificiais podem ser usados jigs, shads, grubs, além de plugs e sinker , em geral, de barbela longa, de meia água ou profundidade. É importante não dar linha ao badejo, pois quando fisgado costuma se entocar rapidamente tornando mais difícil sua captura. É um peixe voraz e predador de boca muito grande com força e velocidade impressionantes. Basicamente, é pescado de fundo. Quando em locais mais rasos, sobe para se alimentar de pequenos peixes e camarões. Iscas tipo jig , que atingem maiores profundidades, também oferecem alternativa viáveis.

Curiosidades: O badejo mira é mais fácil de ser capturado enquanto o badejo quadrado oferece uma dificuldade para ser tirado da água por se esconder assim que fisgado. É localizado em locais fundos de costões rochosos, recifes, corais, cascos de navios ou barcos afundados, por baixo de pontes, píeres ou outras construções marítimas e até em entradas de rios de água salobra. Por ser um peixe que se entoca, o badejo exige que a pescaria seja embarcada ou de costão com linha resistente. O atrito com as pedras é constante, seja com iscas naturais quanto artificiais. Desentocar um badejo é uma questão de paciência, sorte e resistência da linha. As linhas de multifilamento, nesses casos, são um avanço por serem mais resistentes que o nylon e não possuírem qualquer elasticidade, o que facilita a tarefa do pescador em desalojar seu oponente das pedras.

Onde encontrar: Do Amapá ao Rio Grande do Sul podendo ser pescado em todas as épocas do ano, sendo que nos períodos quentes sua incidência é maior. Na maioria das praias brasileiras só se achará algum badejo em casos de se arremessar próximo às pedras ou barcos afundados. Também é comum nas áreas de mangue, especialmente o espécime juvenil, solitário ou em grupos. : Armando Urenha Jr




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NossaReceita100
Agradece sua visita!